segunda-feira, 11 de maio de 2009

Como sobrevier e prosperar


Mark Briggs escreveu um livro bastante curioso, Jornalismo 2.0 - Como sobreviver e prosperar. É um livro que chama a atenção porque explica a nomemclatura online, ajuda o jornalista nesse avanço tecnologico.
A sociedade tem acesso fácil e rápido ao conteudo da internet, e esse livro mostra como utilizar as ferramentas da web. Isso contribui muito para o jornalismo, mostrando diversar formas de interagir com o publico alvo.

sábado, 18 de abril de 2009

Crise no impresso?


Atualmente, os jornais impressos vem perdendo seu destaque. É muita mais facil ler uma reportagem na internet. É mais rápido, instantaneo e você pode ler diversas matérias sobre o mesmo tema, através dos hiperlinks.
Os jornais impressos parecem estar ultrapassaos. Por isso, o jeito foi inovar, unir ao "inimigo". Muitos jornais estão criando versões online para que nao sejam extintos. Nilson Lage exemplifica dizendo "o New York Times e o Washington Post, veículos de tradição liberal, enfrentam as dificuldades do empreendimento jornalístico aparentemente com menor suporte financeiro."
Nelson Castilho diz que "O grande problema das empresas no “corredor da morte” é a ausência de uma cultura corporativa aberta à inovação." Mas a palavra chave dessa fase de avanços tecnológicos é a inovação. Adaptar as novas tecnologias é fundamental.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

15 anos sem Kurt Cobain


Há 15 anos, o vocalista da banda Nirvana, Kurt Cobain, foi encontrado morto em sua casa na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, com um tiro na cabeça.
Sua morte possui inumeras suposições. Mesmo que a versão oficial seja o suicídio, muitos acreditam que ele foi assassinado. De qualquer forma, foi uma grande perda para o rock mundial, mesmo eles se tornando uma grande influencia para outras bandas.

E como eu sou fã, postarei aqui uma das músicas tocadas no acustico MTV e que é linda!!

The Man Who Sold The World
Nirvana
Composição: David Bowie

We passed upon the stairs, we spoke Of was and when
Although I wasn't there, he said I was his friend
Which came as some surprise I spoke into his eyes
I thought you died alone, a long long time ago

Oh no, not me. We never lost control
You're face to face with the man who sold the world

I laughed and shook his hand, and made my way back home
I searched from form and land, for years and years I roamed
I gazed a gazeless stare at all the millions here
I must have died alone, a long long time ago

Who knows? Not me
I never lost control
You're face to face with the man who sold the world
Who knows? Not me
We never lost control
You're face to face with the man who sold the world

quinta-feira, 12 de março de 2009

Instinto Jornalístico e as Novas Tecnologias

Nos últimos anos, o jornalismo online tem se destacado. É a maneira mais rápida da sociedade receber informação. Com um clique, as pessoas passam a saber o que está acontecendo do outro lado do mundo.

Mas, com essa rapidez, é fácil surgir notícias erradas, ou até, falsas. Porque nem sempre existe tempo para uma apuração. Esta é uma das diferenças dos veiculos de comunicação impresso e televisão e a internet.

Com o jornalismo online, a sociedade descobre diferentes maneiras de entender uma noticia. Elas podem usar os links, ver os videos e compartilhar informações através de e-mails.

Mas e para o jornalista? O que mudou? Quase tudo. Lendo o artigo "O desafio do jornalismo no século 21", percebe-se as diferenças. Por exemplo, com o menos de tempo de apurar uma informação, a busca por credibilidade com as pessoas é um ponto importantissimo. Não se pode haver muitas falhas no texto.

Como todos os veículos têm acesso as mesmas notícias distribuidas na rede, o que irá fazer a difernça é a qualidade, a credibilidade e a criatividade do texto transmitido.

Os jornalistam devem dominar essas novas tecnologias, mas sem perder o senso crítico, e principalmente o caráter humano nos textos feitos. O resgate da humanidade das notícias jornalísticas deverá ser valorizado. O jornalista deve desenvolver o instinto jornalístico.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Música é tudo!!


Canto mal, não toco nenhum instrumento musical, mas não vivo sem musica. Atualmente, ouço de tudo. Quer dizer, quase tudo: não gosto de musicas sem letras, tipo musica instrumental, nem aqueles rocks "gritado", que você fica em dúvida se existe alguma palavra na música.
Pra mim, música é a arte de expressar sentimentos atraves do som. Músicas marcam. Para cada momento, uma música diferente. Pode ser quando você conheceu alguém, quando você, chorou, aquela festa, aquele fato, aquele lugar, quando você perdeu alguem, um momento de alegria, tristeza, raiva. E não importa se passou 3 dias ou 10 anos, toda vez q você ouvir a tal musica vai relembrar esse momento, fazendo assim, a trilha sonora da sua vida.
Se você não tem nenhuma música marcante, comece a prestar atenção agora. Você pode estar em qualquer lugar e tocar qualquer coisa. Elas tocam no momento inesperado, entram no teu cérebro e te marcam para sempre.
Então, de vez em quando, postarei aqui algumas musicas. Não só que me marcaram, mas q marcaram a vida de alguns amigos, familiares, ou até, de muita gente!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Festa na República da Patty e da Day

Sexta passada teve festinha na Republica Café com Leite. Lá estão morando duas amigas: a Patty e a Day!!
A festa foi otima!! Super divertida!! Foi um pessoal que estuda comigo, até o professor foi! Tinha muita gente, a maioria desconhecida!!hahaha
Mas, o melhor da festa, são os comentários do dia seguinte. Ai sim vc descobre q a festa foi boa, tudo o que houve, e que nao foi só vc que se divertiu!!
Precisamos de mais festas assim!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Influência da internet na vitória de Obama


Ontem, saiu o resultado da eleição presidencial americana. E Barack Obama venceu John McCain, sendo o 44° presidente dos Estados Unidos. O grande diferencial utilizado por Obama foi o uso da internet em conjunto com o trabalho comunitário. Sua campanha foi a primeira a usar todos os atributos da Web.

Ativistas jovens criaram sites na internet para arrecadar dinheiro para a campanha do candidato, conseguindo 28 milhões de dólares só na grande rede. Noventa por cento dos 250 mil doadores, enviaram menos de 100 dólares. Esse esforço coletivo criou a chamada Onda Obama.

A campanha de Obama também foi eficiente na segmentação dos seus apoiadores, montando diferentes métodos de comunicação para cada grupo. Com os mais jovens, por exemplo, eles fizeram uso das mensagens de texto; para os mais velhos, eles enviaram e-mails curtos e concisos. No começo, a campanha fez uso constante das informações dos apoiadores, enviando um e-mail quase que diariamente para manter as pessoas a par das últimas notícias e ir ganhando pontos sem ter que usar os caríssimos comerciais da TV americana ou o envio de mala-direta. Em julho, o site BarackObama.com estava batendo o JohnMcCain.com em uma proporção de 4:1, e no começo de setembro, mesmo com propagandas massissas dos Republicanos ele ainda continuava com o dobro de acessos. Já no fim da campanha, eles enviaram e-mails diariamente e SMSs encorajando as pessoas a irem votar com amigos, participar de campanhas por telefone e a aparecer nos eventos próximos das suas residências. Até bolaram uma competição na qual o ganhador poderia participar da festa da vitória de Obama.

Além disso, Obama é o primeiro presidente no MySpace e possui um canal oficial no youtube, onde seus vídeos foram visto mais de 20 milhões de vezes.

Com isso, a campanha eleitoral de Barack Obama será um grande estudo sobre mobilizações políticas, pois ficou claro o quanto a internet pode fazer por um candidato.