quinta-feira, 12 de março de 2009

Instinto Jornalístico e as Novas Tecnologias

Nos últimos anos, o jornalismo online tem se destacado. É a maneira mais rápida da sociedade receber informação. Com um clique, as pessoas passam a saber o que está acontecendo do outro lado do mundo.

Mas, com essa rapidez, é fácil surgir notícias erradas, ou até, falsas. Porque nem sempre existe tempo para uma apuração. Esta é uma das diferenças dos veiculos de comunicação impresso e televisão e a internet.

Com o jornalismo online, a sociedade descobre diferentes maneiras de entender uma noticia. Elas podem usar os links, ver os videos e compartilhar informações através de e-mails.

Mas e para o jornalista? O que mudou? Quase tudo. Lendo o artigo "O desafio do jornalismo no século 21", percebe-se as diferenças. Por exemplo, com o menos de tempo de apurar uma informação, a busca por credibilidade com as pessoas é um ponto importantissimo. Não se pode haver muitas falhas no texto.

Como todos os veículos têm acesso as mesmas notícias distribuidas na rede, o que irá fazer a difernça é a qualidade, a credibilidade e a criatividade do texto transmitido.

Os jornalistam devem dominar essas novas tecnologias, mas sem perder o senso crítico, e principalmente o caráter humano nos textos feitos. O resgate da humanidade das notícias jornalísticas deverá ser valorizado. O jornalista deve desenvolver o instinto jornalístico.

Nenhum comentário: