quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Influência da internet na vitória de Obama


Ontem, saiu o resultado da eleição presidencial americana. E Barack Obama venceu John McCain, sendo o 44° presidente dos Estados Unidos. O grande diferencial utilizado por Obama foi o uso da internet em conjunto com o trabalho comunitário. Sua campanha foi a primeira a usar todos os atributos da Web.

Ativistas jovens criaram sites na internet para arrecadar dinheiro para a campanha do candidato, conseguindo 28 milhões de dólares só na grande rede. Noventa por cento dos 250 mil doadores, enviaram menos de 100 dólares. Esse esforço coletivo criou a chamada Onda Obama.

A campanha de Obama também foi eficiente na segmentação dos seus apoiadores, montando diferentes métodos de comunicação para cada grupo. Com os mais jovens, por exemplo, eles fizeram uso das mensagens de texto; para os mais velhos, eles enviaram e-mails curtos e concisos. No começo, a campanha fez uso constante das informações dos apoiadores, enviando um e-mail quase que diariamente para manter as pessoas a par das últimas notícias e ir ganhando pontos sem ter que usar os caríssimos comerciais da TV americana ou o envio de mala-direta. Em julho, o site BarackObama.com estava batendo o JohnMcCain.com em uma proporção de 4:1, e no começo de setembro, mesmo com propagandas massissas dos Republicanos ele ainda continuava com o dobro de acessos. Já no fim da campanha, eles enviaram e-mails diariamente e SMSs encorajando as pessoas a irem votar com amigos, participar de campanhas por telefone e a aparecer nos eventos próximos das suas residências. Até bolaram uma competição na qual o ganhador poderia participar da festa da vitória de Obama.

Além disso, Obama é o primeiro presidente no MySpace e possui um canal oficial no youtube, onde seus vídeos foram visto mais de 20 milhões de vezes.

Com isso, a campanha eleitoral de Barack Obama será um grande estudo sobre mobilizações políticas, pois ficou claro o quanto a internet pode fazer por um candidato.

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