segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Blecaute atinge estados brasileiros


Na noite de terça - feira (13), um apagão atingiu 10 estados brasileiros: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. A falta de energia também atingiu algumas cidades do Paraguai.


O ministro de Minas e Energia, Edilson Lobão, disse q a pane ocorreu na hidrelétrica de Itaipu por causa de uma falha das linhas abastecidas por Furnas. É a primeira vez na história que Itaipu ficou totalmente inoperante, segundo o presidente da usina de Itaipu, Jorge Samek. Lobão também disse que problemas atmosféricos são as prováveis causas do problema.


Esse fato causou prejuizos no país. Além de danos materiais causados pelo apagão, a oposição ao governo do Lula está usando o incidente como arma política, buscando explicações relacionadas à falta de competência do governo.


Em São Paulo, o metrô interrompeu o funcionamento e filas foram formadas em diversas estações. Houve interrupção parcial de telefones fixos e celulares em algumas regiões atingidas pelo apagão, e pessoas ficaram presas no elevador.


Segundo Edilson Lobão, a energia começou a ser restabelecida por volta das 23h40.

Nenhum comentário: