terça-feira, 11 de novembro de 2008

Festa na República da Patty e da Day

Sexta passada teve festinha na Republica Café com Leite. Lá estão morando duas amigas: a Patty e a Day!!
A festa foi otima!! Super divertida!! Foi um pessoal que estuda comigo, até o professor foi! Tinha muita gente, a maioria desconhecida!!hahaha
Mas, o melhor da festa, são os comentários do dia seguinte. Ai sim vc descobre q a festa foi boa, tudo o que houve, e que nao foi só vc que se divertiu!!
Precisamos de mais festas assim!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Influência da internet na vitória de Obama


Ontem, saiu o resultado da eleição presidencial americana. E Barack Obama venceu John McCain, sendo o 44° presidente dos Estados Unidos. O grande diferencial utilizado por Obama foi o uso da internet em conjunto com o trabalho comunitário. Sua campanha foi a primeira a usar todos os atributos da Web.

Ativistas jovens criaram sites na internet para arrecadar dinheiro para a campanha do candidato, conseguindo 28 milhões de dólares só na grande rede. Noventa por cento dos 250 mil doadores, enviaram menos de 100 dólares. Esse esforço coletivo criou a chamada Onda Obama.

A campanha de Obama também foi eficiente na segmentação dos seus apoiadores, montando diferentes métodos de comunicação para cada grupo. Com os mais jovens, por exemplo, eles fizeram uso das mensagens de texto; para os mais velhos, eles enviaram e-mails curtos e concisos. No começo, a campanha fez uso constante das informações dos apoiadores, enviando um e-mail quase que diariamente para manter as pessoas a par das últimas notícias e ir ganhando pontos sem ter que usar os caríssimos comerciais da TV americana ou o envio de mala-direta. Em julho, o site BarackObama.com estava batendo o JohnMcCain.com em uma proporção de 4:1, e no começo de setembro, mesmo com propagandas massissas dos Republicanos ele ainda continuava com o dobro de acessos. Já no fim da campanha, eles enviaram e-mails diariamente e SMSs encorajando as pessoas a irem votar com amigos, participar de campanhas por telefone e a aparecer nos eventos próximos das suas residências. Até bolaram uma competição na qual o ganhador poderia participar da festa da vitória de Obama.

Além disso, Obama é o primeiro presidente no MySpace e possui um canal oficial no youtube, onde seus vídeos foram visto mais de 20 milhões de vezes.

Com isso, a campanha eleitoral de Barack Obama será um grande estudo sobre mobilizações políticas, pois ficou claro o quanto a internet pode fazer por um candidato.

domingo, 2 de novembro de 2008


Os 13 mandamentos dos jornalistas
1º Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
2º Não verás teu filho crescer.
3º Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
4º Terá gastrite, se tiver sorte. Se for como os demais, terá úlcera.
5º A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o China in Box.
6º Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
7º Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho.
8º Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
9º Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
10º A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito.
11º Terás sonhos, com entrevistados, e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono.
12º Exibirás olheiras como troféus de guerra.
13º E, o pior... Inexplicavelmente gostará de tudo isso!!!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Live streaming




Com os avanços tecnológicos, o jornalismo ganha novas técnicas que permitem uma maior mobilidade física e informacional, além de passar a mensagem de forma instantânea. É nesse ponto que está o live streaming (ao vivo) na produção da notícia. O live streaming é uma maneira de transmitir video ou audio em tempo real e de forma contínua. Isso só era possível para broadcasting, como emissora de TV e rádio e, mesmo assim, utilizando um aparato mais complexo.
A nova estrutura do jornalismo é o uso de um ambiente móvel de produção desenvolvido por ferramentas portáteis online para transmitir informações de forma digital e com caráter instantâneo.
Mas isso terá duas consequências. A primeira será o fim do deadline inserido nas novas rotinas dos repórteres em ambiente online. E a segunda será o comprometimento da qualidade da notícia, pois como ela será instântanea, a edição, a publicação e principalmente, a apuração não serão feitos de forma correta. Com isso, informação errada e falsa poderá ser transmitida.






terça-feira, 28 de outubro de 2008

Blogueiro é Jornalista?


A internet está cada vez mais acessivel para a sociedade, com novas ferramentas. Uma delas é o blog, onde as pessoas escrevem o que querem, sobre diferentes assuntos.
Mas blogueiro não é jornalista. Se fosse, minha vizinha de 12 anos com um blog sobre High School Music é uma profissional da área. Na minha opinião, o que diferencia um jornalista de um blogueiro é o fato de que o segundo não fez faculdade de jornalismo. Não estudou para isso. Por mais que possa transmitir informações, ele não está preocupado em defender os interessado em defender os interesses públicos. Muitas vezes, só querem mostrar sua opinião sobre determinado fato. Mas um jornalista pode sim, ser blogueiro!

domingo, 26 de outubro de 2008

O valor da Marca

Na ultima aula de Jornalismo e Imagem, vimos um artigo sobre o valor da marca, muito interessante.


"A marca, portanto, está atrelada, principalmente, às funções de identificar e diferenciar produtos e serviços dos concorrentes, com o objetivo de resguardar seus valores intrínsecos."

quinta-feira, 16 de outubro de 2008