quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nova Gripe...




Em maio, foi anunciado pelo ministro da Saúde, José Gomes que existem 4 casos da gripe suina no Brasil. São os primeiros registros da gripe no país. Os quatro brasileiros com a gripe eram jovens adultos, que teriam contraído a doença no exterior. Duas pessoas são de São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Três casos são de pessoas que estiveram no México; e outro esteve recentemente nos Estados Unidos. Atualmente, foram confirmados 5.206 casos da doença e 557 mortes pelo vírus, segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde.

São Paulo ainda é o Estado com maior número de mortes: 223, de acordo com o ministério. Em seguida estão Paraná (151), Rio Grande do Sul (98), Rio de Janeiro (55), Santa Catarina (11), Minas (8), Distrito Federal (2), Paraíba (2), Bahia (2), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1), Rondônia (1), Pará (1) e Rio Grande do Norte (1).

Em números absolutos, o Brasil é o país com maior número de mortos. No entanto, no comparativo com os 15 países com maior número de óbitos, o país tem a sétima taxa de mortalidade, que representa o percentual de mortes em relação à população de cada país. A maioria dos países com as mais altas taxas de mortalidade está no hemisfério Sul, onde a pandemia, atualmente, apresenta maior impacto por causa do inverno. Nas pequenas cidades, a falta de informação ainda assusta muitas pessoas. Veja mais no blog Ponto Media.

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, como febre alta, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.

As autoridades estão intensificando as recomendações. Algumas medidas de prevenção que deve ser seguida:
-Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência nas áreas afetadas. Substituir sempre que necessário.
-Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
-Evitar locais com aglomeração de pessoas.
-Evitar o contato direto com pessoas doentes.
-Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
-Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
-Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, se possível utilizar o álcool em gel, especialmente depois de tossir ou espirrar.
-Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes.
-Evitar viajar ou sair sem necessidade importante ou urgência para locais onde está ocorrendo a transmissão da doença, locais de aglomeração de pessoas ou de grande movimento .
-Não usar medicamentos sem orientação médica, pois pode mascarar a doença.


No começo de agosto, as secretarias de educação do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais de adiaram o retorno às aulas para o dia 10 de agosto.

Entenda como surgiu a gripe suina no mundo em: http://jean.ferreira.zip.net/

Nenhum comentário: