quinta-feira, 11 de junho de 2009

Caxambu busca o título de Patrimônio Cultural da Humanidade


Caxambu, localizada no sul de Minas Gerais, quer se tornar Patrimônio da Humanidade. Representantes do município começaram a se mobilizar com o objetivo de reunir documentos que comprovem ser esta cidade mineira a detentora do "maior complexo hidromineral do planeta" e registros que também comprovem a eficácia medicinal das águas minerais ali existentes. A intenção é enviar a documentação para o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) rapidamente.

Para a chefe do departamento de cultura, Mayara Marinho, a inclusão de Caxambu na lista de patrimônio nacional e da humanidade vai trazer beneficios como mais investimentos para a cidade, alem é claro, de incrementos no turismo.

Um dos maiores entusiastas deste possível novo título é o atual prefeito da cidade, Luiz Carlos Pinto (PHS), médico de profissão e conhecedor das propriedades curativas das águas de Caxambu. Ele ainda acredita que " O Patrimônio Cultural de um povo é sua identidade, faz manter viva a memória e mostra a história da comunidade. Além disso, é um importante aliado do desenvolvimento sustentado, da promoção do bem-estar e da cidadania".


Por ser o único município a contar com um manancial de 12 fontes de água mineral natural, o prefeito também lembra da importância do esforço múltiplo entre o poder público e iniciativa privada, para que se inicie essa coleta de materiais e documentação que possam resultar em um projeto que justifique o tombamento. Uma vez declarada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Caxambu terá maior facilidade em obter recursos de organizações internacionais. Além disso, ainda pode atrair investimentos privados e públicos, que irão aumentar o turismo local, que é uma das principais fontes da economia da cidade.




O complexo que compõem a riqueza das águas de Caxambu pode ser conferido em seu Parque das Águas, um espaço belíssimo que encanta qualquer visitante. A área verde mede 210 mil metros quadrados e concentra as 12 fontes de água mineral existente no município. Pela beleza do parque e peculiaridade das construções arquitetônicas erguidas para abrigar cada fonte. este espaço já é tombado pelo Iepha, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Há o Gêiser: um fenômeno natural, com erupção intermitente de água, com temperatura variável, contendo sais dissolvidos e emanação de gases.



Assista o vídeo que mostra que a cidade quer se transformar em Patrimônio da Humanidade.

Nenhum comentário: