sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Jornalismo Móvel

Com as inovações tecnológicas que estão surgindo, a sociedade encontrou diversas maneiras de receber informações, principalmente aquelas vindas pelos dispositivos móveis.

Esse meio móvel é dividido em quatro áreas: a web, o SMS ( mais conhecido como torpedos), VOD ( tefefones celulares que capturam o sinal da TV ) e o Java Applets ( programas que o usuário instala no celular).

A informação é transmitida de forma diferente nessas quatro áreas. A noticia pode ser enviada em tempo real por SMS, onde o usuário só paga pelos torpedos, da mesma maneira que se paga pelo tempo de navegação, quando busca informações em tempo real via página Web. Existe também as notícias em tempo real via interface gráfica, onde a pessoa instala um programa que exibe as manchetes baixadas da internet. As revistas portáteis via página web é parecido, mas o apelo visual é maior.

Nesse meio móvel, a maneira de escrever o texto é diferente dos textos escritos em jornais impressos: frases curtas, texto coloquial e sempre contextualizado. As principais questões do texto devem vir primeiro ( pirâmide invertida).







Texto completo: Propostas para uma boa escrita jornalística em ambientes portáteis escrito por Mário Lima Cavalcanti

Nenhum comentário: